FESTIVAL DE REGGAE TRAZ AO PELOURINHO OS INTERNACIONAIS ARKAINGELLE & MESSENJAH SELAH .

24/09/2010 15:12

Uma ode à paz, uma celebração da vida, do amor e do respeito ao próximo através da música e da atitude rastafári. Energias positivas e vibrantes de sobra que vão tomar conta do Festival de Reggae do Pelô 2010, evento que faz parte do projeto Tô no Pelô. O festival tem início no próximo domingo, 26 de setembro, com a apresentação da banda baiana Kebra Nagast no Largo Tereza Batista, às 18h30. A entrada é franca.
O Festival de Reggae do Pelô 2010 foi um dos vencedores do Edital Tô no Pelô - Apoio à Dinamização Artístico Cultural do Pelourinho (Categoria Ocupação de Largos), promovido pelo Instituto Patrimônio Artístico e Cultural, Pelourinho Cultural, Fundo de
Cultura e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O evento tem como objetivo difundir os ideais da cultura rastafári, mostrando ao público bandas que primam pela valorização do ser humano através da música. Nesse sentido, vai colaborar para a ampliação da variedade de ritmos musicais encontrados no histórico Pelourinho, que terá no reggae um representante das mais profundas raízes da África.
Surgido na Jamaica, o reggae traz em suas
letras estreita relação com a disseminação da cultura africana, além de denunciar as mazelas existentes na sociedade feita de uma maneira a confrontar as opressões, principalmente aquelas sofridas pelos negros. Enquanto estilo musical, também traça excelentes parâmetros de comportamento ligados à espiritualidade
A existência deste festival no Pelourinho traz um reforço à memória do local, utilizado no período colonial para a tortura dos escravos. O Pelô agora reverberará músicas que trazem mensagens essenciais à destruição de práticas abomináveis, e que buscam entender como fundamental a
prática da tolerância entre os seres humanos. Para reforçar esta ideia, o Festival contará com diferentes atrações.
O roots reggae da
banda Kebra Nagast é o destaque da abertura
Original de Salvador, a Kebra Nagast tem seis anos de estrada e faz no Festival de Reagge do Pelô o show Desmistificação, nome do seu primeiro CD - uma coletânea das principais canções, que intuem à reflexão acerca dos valores rastas. A banda interpreta covers de canções dos ícones do
reggae
mundial, a exemplo de Bob Marley, Peter Tosh e Alpha Blondy, além de uma variedade de composições próprias.
Os músicos têm como princípio norteador do trabalho a cultura Rastafári. E é a partir da temática de preservação da história de lutas dos seus ascendentes que a banda materializa suas canções. Elas falam do combate à opressão e da esperança em um mundo melhor, repleto de justiça e harmonia.
Formado por Edson (vocal), Garimpeiro (bateria), Everaldo Lima (baixo elétrico), Jó (guitarra-base), Daniel Miranda (guitarra solo) e Ras Sidney Rocha (percussionista), o grupo se destacou a partir do projeto Reggae Movimento, que o levou a shows no Carnaval do Circuito Batatinha - Bloco Diamante Negro, Festival Reggae a Paz, no Largo Tereza Batista, Carnaval do Pelô, Carnaval nos Bairros - Pau da Lima, e Educadora no Pelô, todos em 2010. A banda também já fez apresentações no Dia da Consciência Negra no Teatro do IRDEB, em 2008.
Festival de Reggae do Pelô segue até 12/novembro com atrações baianas e internacionais.
O Festival de Reggae do Pelô terá ainda mais três apresentações até o final do ano, divididas entre os meses de outubro e novembro. Para 17 de outubro já está confirmado o show da banda Red Meditation, grupo formado em Salvador no ano de 2001 por iniciativa do cantor Ras Popó Ites e da cantora de reggae norte-americana Sistah Molly Rose. Dia 31/outubro se apresenta Arkaingelle, da Guiana Inglesa, e em 12/novembro, noite do encerramento, o jamaicano Messenjah Selah. Para os shows de atrações internacionais o ingresso será cobrado e o valor é de R$5,00 (inteira).
O projeto é uma realização da ACNF (Associação Cultural Nova Flor) e da empresa Putzgrillo! Assessoria em Cultura. Tem o apoio financeiro do IPAC, Fundo de Cultura e Governo do Estado da Bahia.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Maiores Informações
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Serviço
Festival de Reggae do Pelô 2010
Datas e horários dos respectivos shows:
26/set/10 (Kebra Nagast), 18h30
17/out/10 (Red Meditation), 18h30
31/out/10 (Arkaingelle, da Guiana Inglesa), 18h30
12/nov/10 (Messenjah Selah, da Jamaica), às 20h

Entrada: gratuita para os shows de 26/set e 17/out. R$5,00 (inteira) para os dias 31/out e 12/nov, datas das atrações internacionais.

 

Fontes : Agenda Reggae

2leep.com
comments powered by Disqus
Voltar