Mais uma perda: morre King Stitt

03/03/2012 10:23

 

Faleceu na última terça (dia 31/01) o deejay e toaster King Stitt, pioneiro do estilo que deu origem ao rap.
 
Stitt tinha 72 anos de idade e estava muito doente desde que retornou de sua última turnê pelo Brasil, em outubro do ano passado.
 
 
Depois de Winston Riley e Errol Scorcher, mais uma triste notícia abala o reggae neste início de ano.
 
O lendário deejay e toaster King Stitt faleceu na última terça-feira, dia 31 de janeiro, em sua casa em Nannyville, St. Andrew, na Jamaica.
 
Nascido Winston Sparks em 17 de setembro de 1939, King Stitt é considerado ao lado de Count Machuki um dos pioneiros na arte do deejaying ou toasting, as famosas rimas improvisadas em cima das músicas tocadas nos sound systems jamaicanos.
 
Stitt começou como deejay no Sir Coxsone's Downbeat Sound System, por volta de 1956.
 
Suas primeiras gravações vieram nos anos seguintes, com faixas como "Fire Corner", "Lee Van Cleef" e "Herbman Shuffle", para o produtor Clancy Eccles.
 
 
 
King Stitt faleceu aos 72 anos
 
Como muitos de seus contemporâneos, Stitt teve um breve período de sucesso na década de 60 e início dos anos 70, e depois acabou esquecido do grande público do reggae, permanecendo boa parte de sua vida sem sair da Jamaica.
 
Em outubro do ano passado, King Stitt esteve no Brasil realizando o que seria sua última turnê. Após voltar para a Jamaica, ele adoeceu e foi internado em um hospital de Kingston, onde permaneceu por 2 meses lutando contra um câncer na próstata.
 
Após muitos rumores sobre seu estado de saúde, sua morte foi confirmada à jornais jamaicanos pela própria filha, Beverley Sparks.
 
Apelidado "The Ugly One", King Stitt tinha 72 anos de idade, e será sempre lembrado por seu pioneirismo e seu amor pela música. Descanse em paz Stitt!
 
 
 
 
Fonte : Rasta.com
 
 
 
 
2leep.com
comments powered by Disqus
Voltar
2leep.com

Comentar

Nenhum comentário foi encontrado.