Morre Harry Johnson, um dos mais famosos produtores jamaicanos

01/06/2013 15:37

 

 

Adeus Harry J

Na última quarta-feira (03/04) faleceu Harry Johnson, um dos mais famosos produtores jamaicanos, aos 68 anos, vítima de complicações do diabetes.

Em 1972, Johnson montou seu próprio estúdio, o Harry J, onde nomes como Bob Marley, Dennis Brown e Burning Spear gravaram.

 



Nascido em 6 de julho de 1945, no distrito de Westmoreland na Jamaica, Harry Zephaniah Johnson começou na música atuando com baixista do grupo The Virtues, e posteriormente passou a agenciar o grupo.

Quando o grupo se desfez, Harry Johnson passou a trabalhar como corretor de seguros. Porém a paixão pela música falou mais alto, e em 1968 ele lançou a faixa "No More Heartaches" do grupo local The Beltones, pelo próprio selo Harry J, começando aí sua carreira como produtor.

Não demorou muito para Harry J obter sucesso como produtor, lançando hits como "Cuss Cuss" de Lloyd Robinson e "Young, Gifted and Black" de Bob & Marcia.

Mas o grande hit, que acabou por definir a sequência de sua carreira, foi a faixa instrumental "The Liquidator" com a banda Harry J All Stars.

Em 1972, ele vendeu sua loja de discos e montou o estúdio Harry J, que em pouco tempo se tornaria um dos mais famosos estúdios jamaicanos e ponto de encontro para renomados artistas locais e internacionais.


Através de um acordo com a gravadora inglesa Island, o estúdio Harry J serviu de base para gravações antológicas de Bob Marley & The Wailers, The Heptones e Burning Spear.   

Harry J faleceu aos 68 anos

Os quatro primeiros álbuns de Bob Marley no selo Island (Catch A Fire, Burnin', Natty Dread e Rastaman Vibration) foram todos gravados no Harry J.

Muitos outros nomes importantes frequentaram o estúdio, entre eles Dennis Brown, Sheila Hylton, Ken Boothe, Augustus Pablo, The Cables e o cantor americano Johnny Nash, só para citar alguns.

Harry Johnson era portador de diabetes, e acabou falecendo devido a complicações causadas pela doença. Ele tinha 68 anos de idade, e deixa quatro filhos e tres netos.

 

 

 

2leep.com
comments powered by Disqus
Voltar